sábado, 1 de dezembro de 2007

FIFA: Conhecidos os finalistas a melhor jogador de 2007

Ronaldo no trio maravilha



Ronaldo, Kaká e Messi. Um destes três talentosos jogadores será eleito pela FIFA, no dia 17 de Dezembro, em Zurique (Suíça), o melhor jogador do Mundo de 2007.

O organismo máximo do futebol mundial divulgou, ontem, o trio de finalistas, que foram apurados após os votos dos seleccionadores e dos capitães de todas as selecções, reduzindo, assim, o lote inicial de 30 atletas. O jogador do Manchester United pode suceder a Luís Figo como o último português a obter a consagração mundial. O médio do Inter de Milão recebeu a distinção em 2001.

A revelação dos nomes dos três candidatos ao galardão mais cobiçado por um futebolista não apresentou surpresas. E, tal como na corrida à Bola de Ouro – atribuída pelo semanário ‘France Football’ –, o grande favorito ao triunfo é o brasileiro Kaká, do AC Milan. O avançado foi o herói da conquista da Champions na última época, prova na qual foi o melhor marcador, com dez golos.

Com apenas 22 anos, Cristiano Ronaldo integra pela primeira vez o trio de finalistas ao prémio da FIFA, mas ainda não deverá ser coroado como melhor futebolista do Mundo. A excepcional época no Manchester United culminou com o título de campeão inglês e os prémios de melhor jogador e melhor jovem. A estas distinções somou 17 golos na Premier League, que lhe deram o terceiro lugar nos goleadores da liga inglesa.

Kaká está, aos 25 anos, no melhor momento da carreira e saiu da sombra de Ronaldinho, que nos últimos anos foi sempre o eleito da FIFA e dos adeptos. O internacional brasileiro tem deslumbrado com os seus golos – não sendo um ponta-de-lança de raiz –e arrancadas fulgurantes.

O ano de 2007 marca também a explosão do talento de Lionel Messi. O avançado argentino do Barcelona fez sonhar os adeptos do futebol com a recordação de alguns momentos de ouro do seu ídolo, Diego Maradona. O golo ao Getafe, em jogo da última edição da Taça do Rei, em que ultrapassou metade da equipa adversária e só terminou na baliza, foi a irrepetível homenagem a ‘El Pibe’. E serviu para perceber que o jovem, de 20 anos, poderá ser o único a trilhar os passos gloriosos de um dos históricos do futebol.

KAKÁ NA POLE-POSITION

O favoritismo parece pender para Kaká. O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, não escapou a essa tendência e votou em Kaká, Messi e Didier Drogba (Chelsea/Costa do Marfim) para a eleição. Contudo, o técnico brasileiro também não poderia ter votado no ‘seu’ Cristiano Ronaldo, pois os regulamentos da FIFA não permitem o voto de um seleccionador num jogador que esteja sob a sua orientação. Ronaldo, um antigo vencedor (1997 e 2002) do prémio, defendeu igualmente a vitória da estrela do AC Milan: “Kaká é um jogador extraordinário. Merece todos os prémios do Mundo.”




PERFIS

LIONEL MESSI

Nome: Lionel Andrés Messi

Nacionalidade: Argentina

Nascimento: 1987-06-24 (20 anos)

Naturalidade: Rosario - Argentina

Posição: Avançado

Altura: 169 cm

Peso: 63 kg

Site: http://www.lionelmessi.org

Clube: Barcelona




C. RONALDO

Nome: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro

Nacionalidade: Portugal

Nascimento: 1985-02-05 (22 anos)

Naturalidade: Funchal (Madeira)

Posição: Avançado

Altura: 184 cm

Peso: 78 kg

Clube: Manchester United




KAKÁ

Nome: Ricardo Izecson Santos Leite

Nacionalidade: Brasil

Nascimento: 1982-04-22 (25 anos)

Naturalidade: Brasília - Brasil

Posição: Avançado

Altura: 186 cm

Peso: 78 kg

Site: http://www2.uol.com.br/kaka/

Clube: AC Milan






in: Correio da Manhã

Sem comentários: