sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Figo : «Votaria em Cristiano Ronaldo para melhor do Mundo»


Luís Figo afirmou hoje, à margem do lançamento do livro «Filhos do Coração», em Lisboa, que espera regressar à competição em Janeiro, que votaria em Cristiano Ronaldo para melhor do Mundo da FIFA e que o seleccionador Luiz Felipe Scolari foi o melhor que podia ter acontecido a Portugal.

Mais um dia em que Luís Figo emprestou o nome a causa nobre de solidariedade – é co-autor do livro «Filhos do Coração» com a jornalista Alexandra Borges, obra que ajuda a libertar sete crianças do Gana compradas aos pais e tratadas como escravas. E o jogador do Inter de Milão não deixou de dizer que regressará já em Janeiro, que votaria em Cristiano Ronaldo para melhor do Mundo da FIFA e que o seleccionador Luiz Felipe Scolari foi o melhor que poderia ter acontecido a Portugal.

O brasileiro Kaká venceu a Bola de Ouro e volta a ser favorito a ganhar o prémio de melhor jogador do Mundo para a FIFA. Mas na corrida está também Cristiano Ronaldo e Luís Figo não teria dúvidas no momento de escolher: «Não tenho direito de voto, mas se tivesse votaria no Cristiano. Julgo que o prémio de melhor do Mundo é questão de tempo. Se não for este ano, será no próximo.»
Figo conhece a sensação de ser considerado o melhor jogador do Mundo e para milhares de portugueses é também o homem ideal para liderar a Selecção de Portugal no Euro-2008. O extremo do Inter de Milão diz que tem «muita pena de não satisfazer o desejo» de quem decidiu assinar a petição para o regresso do capitão, mas encerra o assunto sem dar azo a qualquer dúvida: «Julgo que tive percurso brilhante na Selecção e fui muito feliz nos muitos anos que lá passei. Mas não devemos alimentar o assunto, o Mundial de 2006 foi o fim do ciclo. Portugal fez uma boa qualificação e espero que no Europeu mostre toda a qualidade que possui. Temos excelentes jogadores e o meu papel agora é unicamente o de apoiar cá fora os meus companheiros.»

Scolari fantástico

Luís Figo considera que existe qualidade de sobra na Selecção e acredita também que o comando técnico não podia estar em melhores mãos. «Se deve ficar ou sair no final do Euro-2008 é decisão que só cabe a Luiz Felipe Scolari. O seleccionado fez um trabalho fantástico, mas em Portugal algumas pessoas falam apenas dos aspectos menos positivos. A verdade é que ninguém fez melhor que ele. Mesmo que não faça um grande Europeu, continua a ser a melhor opção para o cargo de seleccionador. Devemos estar agradecidos pelo que tem feito por nós ao longo dos anos.»

Regresso em Janeiro

Depois da entrada de Pavel Nedved no jogo do Inter de Milão com a Juventus para o Campeonato de Itália (1-1), Figo sofreu uma das mais graves lesões da sua carreira. A boa notícia é que o português já não precisa do auxílio de canadianas e só consegue pensar no regresso aos relvados: «Espero estar em condições no princípio de Janeiro. Depois ficarei nas mãos do treinador Roberto Mancini, ele decidirá qual a melhor altura para eu voltar a jogar.»

Haverá ainda espaço para Figo fazer mais um prolongamento na carreira? Garante o jogador do Inter de Milão que não, que o seu momento chegará no final da época: «Já o disse, decidi terminar a carreira na alta competição no final do ano. Depois logo se vê...»

Sem comentários: