quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Cristiano Ronaldo é o mais mediático


O português Cristiano Ronaldo (Manchester United) é o jogador mais mediático do Mundo, destronando o brasileiro Ronaldinho (Barcelona), que desceu este ano à 3.ª posição de um ranking elaborado pelas universidades espanholas de Navarra e Internacional da Catalunha.

O estudo, relativo ao primeiro semestre de 2007, assenta numa valorização de cada jogador segundo o impacto que têm nos meios de comunicação social.

Para chegar ao topo, Cristiano Ronaldo trepou 20 lugares (era 21.º no ano passado) e ficou à frente do inglês Wayne Rooney, seu companheiro em Manchester.

O agora “americano” David Beckham ficou fora do pódio (4.º) mas, mesmo assim, à frente do FIFAWorld Player’2007 Kaká, que não foi além do 8.º lugar do ranking.

Em relação às movimentações do último mercado de transferências, o mesmo estudo das universidades espanholas conclui que Nani (do Sporting para o Manchester United), Anderson (do FC Porto para o Manchester United) e Pepe (do FC Porto para o Real Madrid) foram contratados por valores acima daquilo que poderão valer em termos de retorno mediático.

As contas feitas para Pepe revelam que o central da Selecção nem sequer garante um terço (apenas 9,1 milhões de euros) do valor da transferência (30 milhões de euros).

Quanto aos médios contratados pelos red devils por uma verba conjunta de 55 milhões de euros, o valor mediático de ambos é pouco mais de metade, ficando a 300 mil euros dos 30 milhões.

Sem comentários: