quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Grandes potências esquecem Ronaldo


Os dribles, a fantasia e a velocidade de Cristiano Ronaldo convenceram os seleccionadores de países sem qualquer expressão no futebol mundial. Butão, Eritréia, Ilhas Cock, Tajiquistão, Niger, Samoa Americana, Antigua e Barbados pertencem ao lote dos que consideram o extremo português o melhor do Mundo.

Em contrapartida, o jogador do Manchester United foi "esquecido" pelas grandes potências. Brasil, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra, França, Espanha não se renderam o futebol do camisola 17 de Portugal. Para os técnicos destas selecções Kaká, Messi - e até Drogba, que, no entanto, não ficou na lista final dos três melhores - foram os merecedores do primeiro lugar. Também na votação dos capitães das selecções Cristiano Ronaldo só cativou um jogador de uma equipa de topo: Van der Sar, da Holanda (e seu colega no Manchester).

O que falta, afinal, a Ronaldo para ser reconhecido pelos técnicos das grandes selecções mundiais ?

"Nada. Eu não teria dúvidas em escolhê-lo. É um jogador extraordinário. E considero uma injustiça que nenhum treinador dessas selecções tenha votado nele. Ronaldo é um jogador do presente e do futuro, tem características únicas", afirmou ao DN Humberto Coelho. Segundo o antigo seleccionador nacional, uma das justificação para a escolha de Kaká - "não merece qualquer contestação" - está não só títulos conquistados, mas também nas exibições realizadas nos jogos mais importantes. "Ronaldo apareceu nos dois últimos anos e ainda não se conseguiu mostrar na sua plenitude nos grandes jogos, nos quais às vezes também se apaga."

No Butão, um pequeno reino nos Himalaias, encravado entre a China e a Índia, e com cerca de dois milhões de habitantes, o internacional português é o considerado o melhor. "O tipo de futebol de Ronaldo, que é quase raro, que privilegia o espectáculo, possivelmente, é mais admirado nestes países, onde o futebol não atingiu os mesmos níveis de evolução das grandes potências", diz Artur Jorge. Mas esta é apenas uma das possíveis explicações, como refere o antigo-seleccionador português. "Nas votações das grandes potências, às vezes há outras coisas importantes que se passam".

A ausência do nome de Cristiano Ronaldo na lista dos três melhores do seleccionador de Angola causou alguma surpresa em Portugal. Contactado pelo DN, Oliveira Gonçalves (escolheu Drogba, Kaká e Riquelme) considerou que o atleta português é "um dos melhores do Mundo" a quem "nada falta" para ser o número um, mas "Kaká tem sido o melhor nos últimos dois anos".|

Sem comentários: